Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

251.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Lançada em Urubici a terceira edição da Fenatruta, festival gastronômico que reúne 16 pousadas

Associação do Trade Turístico de Urubici – Pouserra – lançou hoje, no Paradouro Santo Antônio a TERCEIRA EDIÇÃO da FENATRUTA, que acontece de 31 de agosto a 3º de setembro, em Urubici e Bom Retiro.

Uru30.jpg

O secretário interino do Turismo, Valdir Rubens Walendowsky também estava presente ao lançamento quando ocorreu a degustação dos pratos.

uru4.jpg

Do evento que visa desenvolver o enoturismo e o turismo gastronômico, estão engajadas 16 pousadas que oferecerão neste período pratos a base de truta, ao preço máximo de R$ 49,00.

Uru.jpg

A Associação é presidida por Adriane Zilli, filha do prefeito que também atua neste ramo turístico e que festeja o fato de que as pousadas, vinícolas e restaurantes desta região já está se especializando na gastronomia da região

 

0_22.jpg

e que se transforma em uma atração a mais da região que recebe cada vez mais turistas do Brasil inteiro.

Uru10.jpg

O casal Terezinha e Dirceu Carneiro foram convidados especiais do evento, visto que foram pioneiros na criação de truta na região. Foi na administração de Dirceu que os rios foram povoados de truta e trouxe a Estação de truticultura para Lages.

Terezinha conta que deixaram de criar a truta porque o Ibama acabou atrapalhando os produtores oferecendo os alivinos de graça e não cuidando dos avanços necessários da cadeia produtiva. Observa ela que nosso rios são muito rasos e não propiciam a produção em larga escala para alimentar um comércio regular. Perde para o Chile, onde os truticultores têm maior produtividade.

 

Hoje somente a filha, Daniela, continua atuando nesta área: ela tem uma parceria com os produtores de truta e está extraindo as ovas para a produção de caviar. Toda a produção é comercializada em São Paulo, onde este tipo de caviar é muito apreciado. Dizem que é melhor ainda do que o caviar da ova do esturjão, produzido na Rússia.

Mesmo o professor Hélio Antunes de Souza, maior produtor de truta da região de Urubici, hoje já não está atuando mais nesta área. Vendeu o criatório e todas as instalações para um produtor de São Paulo. Mas há ainda muitos truticultores em toda a região da Serra.

0_21.jpg

Além da cerveja em Urubici está produzindo até farinha de pinhão, outro produto típico da região.

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código