Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

251.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Cartórios farão comunicação de venda de veículo ao Detran a partir de julho

A partir de julho os proprietários de carros, motos e demais meios de transporte em SC já poderão fazer a comunicação de venda do veículo diretamente nos cartórios de notas. Com isso, não há mais a obrigatoriedade de ir até o órgão de trânsito mais próximo, o que muitas vezes obrigava o deslocamento para outra cidade, já que hoje são pouco mais de 80 pontos de atendimento no Estado.

A novidade faz parte da recente medida anunciada pelo governo do Estado, que concedeu aos escritórios despachantes a possibilidade de emissão do certificado de registro e licenciamento de veículo.

Os cartórios catarinenses passaram por uma série de melhorias nos últimos anos, especialmente em sistemas de informação, equipamentos de informática e capacitação de pessoal, e por isso absorveram serviços que antes eram feitos apenas por outros órgãos, com o objetivo de agilizar e facilitar procedimentos para o cidadão.

Outro ponto que teve significativa melhora foi a facilitação da obtenção de certidões de imóveis, a partir da criação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis. Com a mesma validade jurídica de um documento tradicional, a certidão digital pode ser utilizada em escrituras públicas e até financiamento imobiliário. As lavraturas de inventário, partilha, separação e divórcio consensuais, sem bens a partilhar, também foram facilitados e não precisam mais de um processo judicial, podendo ser realizados nas serventias.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código