Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

251.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Ministério da Fazenda analisa questionamento do deputado Gabriel

 

O questionamento feito pelo deputado estadual Gabriel Ribeiro sobre a discriminação de Santa Catarina em relação ao retorno dos impostos federais será analisado e respondido pelo Ministério da Fazenda. A informação foi dada nesta quinta-feira, por meio de ofício, pelo ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo da Presidência da República, ao deputado catarinense.

Gabriel Ribeiro fez um levantamento junto ao Portal Transparência da Receita Federal, onde consta que, no ano passado, o Estado enviou para a União R$ 50,3 bilhões e recebeu de retorno R$ 9,3 bilhões, ou seja, 18,64%.

Esta percentual está abaixo até do que a média de retorno dos três Estados do Sul do país. O Paraná recebeu em transferências 26,41% e o Rio Grande do Sul, 23,06%%. A média do Sul foi de 23,01% no ano passado. Se a comparação for com unidades do Norte ou Nordeste, a diferença se acentua: o Amapá obteve 311,71% (Norte) em transferências e o Piauí 243,58% (Nordeste).

“Entendemos que Estados em melhores condições precisam ajudar as regiões mais carentes, mas o que os números mostram é uma discriminação com Santa Catarina”, avalia o parlamentar. Ele enfatiza que o Governo Federal terá que explicar o motivo desta diferença.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código