Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

251.jpg

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
É preciso resgatar o projeto 'Lages para Sempre'

Foi ainda na gestão de Toni Duarte, como presidente da Câmara que foi criado o Museu da Imagem e do Som de Lages. O projeto “Lages para Sempre”, foi uma bela iniciativa tocada então pelo assessor do legislativo, Maurício Neves de Jesus.

Na ocasião foram reunidos materiais, tomados depoimentos e ainda no primeiro ano foi reunido um pequeno acervo. Passado todo este tempo, nem sabemos em que condições de conservação está este material colhido. Não há ninguém, na Câmara encarregado de cuidar deste material, muito menos de continuar a aumentar o acervo. Isso que, em se tratando de imagem e som, poderíamos ter aqui um rico acervo, pois na radiodifusão Lages tem uma extensa história e também foi uma das primeiras cidades do interior a ter seu próprio canal de televisão.

FCL_divulga_projetos_aprovados_na_area_de_musica_1454436268.jpg

Afora isso, tem também muito a que preservar com relação a sua história política. Era esperado que Maurício Neves de Jesus, enquanto idealizador do projeto Lages para Sempre, diante da falta da continuidade por parte do legislativo, tivesse levado para a Fundação Cultural de Lages quando lá esteve. Mas não o fez.

Entendo que ainda há tempo para o legislativo transferir o pequeno acervo que ainda tem para uma instituição que possa não apenas preservá-lo, como também continuar a tarefa colhendo o registro de nossa época e, até resgatar alguns que podem se perder por falta de armazenamento adequado.

 

Este tipo de tarefa não pode ser entregue a nenhum órgão governamental cujos interesses mudam a cada troca de governo e não raramente o que assume trata de menosprezar o feito do anterior. Por isso mesmo, recentemente até sugeri que o Museu da Imagem e do Som, ou o que resta dele, fosse transferido para o Centro Cultural Vidal Ramos, administrado pelo Sesc que tem condições de fazer este trabalho.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código