Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

251.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Documento da década de 30 é encontrado sobre o solo do antigo colégio

pote__2_.jpg

 

Há alguns dias, quando os trabalhos de demolição do antigo Colégio Aristiliano Ramos já haviam sido iniciados, a Prefeitura recebeu a informação de uma possível caixa enterrada com mensagens escritas durante a construção do prédio, na década de 30.

A equipe da Secretaria de Planejamento e Obras investigou e descobriu um documento, intitulado Lages dos anos 10 e 30, do século XX, tendo como fonte o Jornal A Época, de 1934. O trecho diz o seguinte:

Documento.jpeg

Com a preciosa informação em mãos, a Prefeitura determinou à empresa responsável pela demolição do prédio que tomasse todo o cuidado necessário no sentido de preservar a relíquia - cápsula do tempo -, caso viesse a ser encontrada. E o que era uma expectativa, revelou-se uma grata surpresa.

 

pote1.jpg

No fim da tarde desta quarta, na presença do prefeito Antonio Ceron, um pote de vidro guardado dentro de uma caixa de pedra foi localizada sob o terreno do prédio. O recipiente foi cuidadosamente recolhido e ficará guardado em local seguro.

Como o material está bastante úmido e comprometido, a Fundação Cultural de Lages providenciará de imediato os trabalhos técnicos de secagem e, se necessário, restauração, com profissionais especializados nesse tipo de serviço. E quando tudo estiver concluído, os lageanos poderão conhecer o conteúdo de algo que ficou debaixo da terra por 83 longos anos.

Fotos: Greik Pacheco

Quarta, 20 de Dezembro de 2017 21:58
Escrito por: Olivete Salmória | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2017 22:20

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código