Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

251.jpg

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
Não imaginei que a demolição fosse ocorrer desta forma

unnamed.png

A demolição que era para acontecer na sexta-feira e sábado vai demorar muito mais tempo do que o previsto. Na sexta-feira só uma pequena parte foi colocada abaixo e no sábado, parece que deu um problema na máquina que forçou a paralisação. Os imprevistos acontecem!

Mas... o que me deixou encucada foi o fato de que a prefeitura anunciou o aproveitamento do material para o programa Reuso. Eu imaginava que, em função disso, primeiro seriam retiradas as aberturas – janelas e portas - e as escadarias e a madeira existente (pelo que lembro tinha uma parte que era feitas de madeira), retirada das telhas e tudo o mais que pudesse ser reaproveitado.

Mas o que vimos foi que a máquina foi derrubando tudo e não acredito que seja possível aproveitar a madeira, as telhas quebradas e até as janelas retorcidas que restaram. Nada ali terá condições de reaproveitamento. É bom lembrar que o aproveitam,ento do material foi anunciando pela prefeitura. Não fui eu que inventei esta história. Será que não tinham visto antes que era impossível reaproveitar o material?

Em segundo lugar, me causa espécie dizer que a construção não foi feita com cimento, mas "estrume" e que as telhas foram feitas de barro. É o que estão informando agora para justificar a forma de demolição. Uma edificação da década de 1950. Nestá epoca já era utilizado concreto armado, pelo que sei. 

Com a palavra os engenheiros e arquitetos....

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 11:09
Escrito por: Olivete Salmória | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2017 12:19

Comentários  

 
#2 Fernando Cordioli 20-12-2017 06:07
Bravo Névio S. Filho!
 
 
#1 Névio S. filho 11-12-2017 13:32
Se fosse para reutilizar o material a demolição iria muito mais tempo e é claro que a administração tenta romantizar o impacto disso prometendo coisas impossíveis, estrume deve ter na cabeça deles, o concreto já existe desde o começo do século passado, o Empire State, em Nova Yorque foi construído em 1906 e já com concreto.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código