Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

IMG-20171122-WA0006_1.jpg

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
É preciso buscar uma solução para garantir mais segurança no campo

 

Se não for tomada uma providência vai haver uma debandada do campo e os criadores de gado vão abandonar a atividade. O furto de gado vem aumentando significativamente. Recentemente a Polícia Militar anunciava a colocação de mais uma Patrulha Rural em atividade, mas parece que não deu resultado algum.

00__grande.jpg

Só de uma propriedade em Capão Alto foram levados de uma só vez 48 animais e ainda deixaram outro ferido. Foram dois caminhões carregados que, segundo indícios, foram levados pela BR 116 para o Rio Grande do Sul. Infelizmente às câmeras da Autopista Planalto Sul não estavam funcionando na ocasião.

Os proprietários estão tentando localizar os animais no estado vizinho. Se localizados e apreendidos, o que é difícil, terão de comercializá-los lá mesmo, porque a barreira sanitária imposta por sermos um estado livre da febre aftosa sem vacinação, não é permite a entrada de nenhum animal vivo em SC.

A situação é tão séria que os ladrões chegam a arrancar até o vaso sanitário das moradias. Teve uma propriedade em Capão Alto em que foram levados todos os peixes de um açude. Em outra, no Cerro Alto, levaram 15 ovelhas em apenas um mês. No interior de Lages, uma moradia ficou vazia depois de receber os ladrões. Levaram tudo!

PM_e_PMA_e1489707153389.jpg

 

A situação é desanimadora, confessa um senhor que reside no interior, afirmando que até perdeu a conta do número de boletins de ocorrência já registrados sem nenhum resultado. A Patrulha Rural pode ser uma medida importante, mas não resolve a situação. Para começar, a comunicação no interior é muito precária. São poucos os locais que pega o sinal do celular. 

Mesmo que pegos os ladrões no ato, não há como chamar a polícia. Sem contar que o nosso interior é muito extenso. Se percorre quilômetros desabitados. Mesmo que se consiga contato com a PM, até o deslocamento até lá, não conseguirá mais alcançar os ladrões. Será preciso buscar novas alternativas para garantir a segurança das famílias que moram no campo e de suas propriedades.

Comentários  

 
#2 juvencio 07-11-2017 07:10
O aplicativo do Sr. Roberto Amaral não iria resolver isso? Perguntem a ele qual a solução agora.
 
 
#1 Névio S. Filho 06-11-2017 15:36
Isso é a modernidade, sistema econômico leonino, poucos acumulam e uma grande quantidade roubando tudo para sobreviverem, não há solução para isso.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código