Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

lages.png

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
Deu no jornal O Globo: Aluna do Univest critica proibição do ensino de sexo e é vedada sua matrícula para 2018

Matéria da página do jornal O Globo:

RIO — Uma aluna da escola Univest de Lages, em Santa Catarina, foi suspensa por dois dias e teve a matrícula vetada para o próximo ano depois de divulgar e criticar um panfleto da instituição. O ofício anunciava a proibição de ensino de sexo, ideologia de gênero, ativismo LGBT, comunismo, esquerdismo e religião em sala de aula. "2017, a nova idade média. (Pasmem, isso é real)", escreveu a adolescente de 17 anos nas redes sociais.

No dia seguinte à publicação, que recebeu mais de 523 compartilhamentos até a tarde desta quinta-feira, a jovem foi chamada à coordenação da escola e avisada de que seria sancionada por "denegrir a imagem do colégio nas redes sociais". Uma amiga também sofreu penalidades e teve a bolsa de estudos cortada.

— Os alunos estavam comentando e compartilhando. Na quarta-feira de manhã, eu e mais uma aluna (que comentou na postagem) recebemos suspensões por denegrir a imagem do colégio. Eles falaram que era errado a gente expor o colégio. Eu não reconheço essa suspensão, porque ela é sem sentido. Minha mãe também não. Ela ficou indignada. Isso desencoraja os alunos a exporem sua opinião. Um ato de retrocesso — destacou a estudante.

Sem título_2.jpg

FAMÍLIA COGITA ACIONAR JUSTIÇA
A jovem explicou que o ofício foi entregue em sala durante uma aula como um "recado a alunos e pais" e considerou uma surpresa ver a instituição proibir os temas. No bimestre passado, a classe aprendeu sobre as diversas religiões, por exemplo, segundo ela. Proibida de renovar a matrícula em 2018, a adolescente pensa em trocar de escola.

Mãe da estudante, a fisioterapeuta Fabiana Cruz relatou a surpresa em ler o recado, enviado pela filha por mensagem. As duas discordavam do conteúdo por considerar que são temas atuais e que os alunos precisam desenvolver senso crítico. A adolescente revelou à mãe o desejo de rebater o ofício nas redes sociais. Fabiana alertou que haveria uma consequência. Ainda assim, ela conta que não imaginou a proporção das penalidades impostas à estudante.

— Quando ela me passou a foto do panfleto, não acreditei que era da escola. Falei que era incabível para a época de hoje, são temas que estão aí. Não iremos matriculá-la (no próximo ano) porque é inadmissível. É para podar todo mundo. Somos totalmente contra, estamos pensando em entrar com uma ação. Ela está perdendo aula. Amanhã vou fazer ela ir à escola, vou entrar com ela na sala de aula — frisou Fabiana.

Procurado, Giovani Broering, o reitor do Centro Universitário Facvest — ao qual a Univest fica submetida — ficou de retornar aos contatos da reportagem, mas ainda não o fez. Ao Diário Catariense, ele argumentou que "toda ação tem uma consequência".

 

Parte do conteúdo do panfleto:

É *EM CASA* que as crianças devem aprender a dizer: 
 
01 - Bom Dia
02 - Boa Tarde
03 - Boa Noite
04 - Por Favor
05 - Com Licença
06 - Me Desculpe
07 - Me Perdoe
08 - Muito Obrigado
09 - Grato
10 - Errei
 
É *EM CASA* que também se aprende:
 
01 - Ser honesto
02 - Ser pontual
03 - Não xingar
04 - Ser solidário
05 - Respeitar a todos: amigos, colegas, idosos, professores, autoridades
 
Também *EM CASA* é que se aprende: 
 
01 - A comer de tudo
02 - A não falar de boca cheia
03 - A ter higiene pessoal
04 - A não jogar o lixo no chão
05 - Ajudar os pais nas tarefas diárias
06 - A não pegar o que não é seu
 
Ainda *EM CASA* é que se aprende:
 
01 - A ser organizado
02 -  A cuidar das suas coisas
03 - Não mexer nas coisas dos outros
04 - Respeitar regras, usos e costumes
05 - *Amar a Deus*
 
Porque *NA ESCOLA* os professores devem ensinar:
 
■ Matemática
■ Português
■ História
■ Geografia
■ Língua Estrangeira
■ Ciências
■ Química
■ Física
■ Biologia
■ Filosofia
■ Sociologia
■ Educação Física
■ Artes
 
E apenas reforçam o que o aluno aprendeu *EM CASA*!!!
 
*NA ESCOLA* NÃO se aprende sobre:
 
1 - Sexo
2 - Ideologia de Gênero
3 - Ativismo LGBT
4 - Comunismo
5 - Religião
 
Porque com o que se aprendeu *EM CASA* respeita-se tudo e todos.
 
*"UMA CAMPANHA CONTRA A INVERSÃO DE VALORES E A FAVOR DA FAMÍLIA E DE UM MUNDO MELHOR!!!"*
 
*Repassem a todos os seus contatos!!!*
*Lutemos todos pelas famílias!!!*
 
*"FELIZ SEMANA PROFESSORES"*
 
 
https://oglobo.globo.com/sociedade/aluna-suspensa-apos-criticar-escola-que-proibiu-discutir-sexo-genero-religiao-em-sala-21967992

 

Sexta, 20 de Outubro de 2017 10:54
Escrito por: Olivete Salmória | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017 12:03

Comentários  

 
#3 Adenoir Guimarães 20-10-2017 14:24
Parabéns para a escola por tomar atitudes... Esta cada dia mais difícil as crianças e adolescentes de hoje aprenderem na escola o que realmente deve ser ensinado.
família é a base de tudo e os pais estão fugindo de suas responsabilidad es em ensinar aquilo que se deve aprender em casa. Depois aprendem besteiras e chegam em casa fazendo coisas estranhas e aonde aprenderam? Sim, aprenderam na escola!
É preciso moldar os valores que cada um deve ensinar e essa é minha opinião, sim, em pleno ano 2017!
 
 
#2 Vera Alves 20-10-2017 13:16
Concordo plenamente com a escola. Acho um absurdo só porque é moda na tv essas coisas de genero todos ter que concordar.
 
 
#1 Célio Spagnoli 20-10-2017 12:38
Parabéns à escola pela iniciativa. Sugiro que aqueles que desejam tratar sobre os temas excluídos pela UNIVEST que abram uma escola em suas casas e recebam todos aqueles que queiram, por sua livre vontade, discutir os temas.
temos muito mais o que aprender do que trazer à discussão assuntos que jamais chegarão a um senso comum. Assim como pedem respeito, respeitem!
As famílias agradecem.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código