Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

lages.png

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
Em outubro o IBGE inicia o Censo Agro que vai até fevereiro do ano que vem

Censo.jpg

O IBGE vai realizar em todo o país o Censo Agropecuário que pretende investigar e levantar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários no período de 1º de outubro até fevereiro do ano que vem.

O último realizado foi em 2006, isto é, há 11 anos.

IBGE.jpg

Ontem (10), o coordenador local do IBGE, Airton Ribeiro e o coordenador regional, Gilson Werner reuniram representantes de órgãos públicos e empresas afins, como a Cidasc, Epagri, etc... para formar a Comissão Municipal de Geografia e Estatística que vai acompanhar todo o trabalho de levantamento e compilação dos dados.  

Só em Lages são mais de duas mil propriedades que serão visitadas pelos recenseadores. Para se ter uma ideia de quão minucioso é o levantamento que para preencher todos os dados leva, não menos, do que 40 minutos.

Entre recenseadores e os que atuam na manipulação dos dados a equipe é formada por 12 pessoas contratadas só para fazer o censo em Lages.

Conforme explicou Gilson embora o último censo só tenha ocorrido em 2006, trimestralmente é feito um acompanhamento e atualização de dados, mas o censo possibilitará que se faça "um corte de referência", para o acompanhamento do desempenho agropecuário.

Lembra que o fato de na pecuária em SC haver a obrigatoriedade da brincagem, facilita o controle do rebanho, mas o que já não é possível ocorrer, por exemplo, na produção de leite e na horticultura.

Este censo para a região serrana, onde as atividades agropecuária e a silvicultura, servem de base do PIB dos municípios, é deveras importante.

 

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código