Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

lages.png

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
Prefeito Ceron defende a substituição dos álamos ao longo do rio Carahá

 

Segundo o prefeito Antônio Ceron, desde 2000, ou seja, há 17 anos não era feita uma limpeza no rio Carahá e isso se constituiu até em “uma falta de capricho”, permitir que o rio continue sendo obstruído sem que se tomasse providências.

Carah__.jpg

Em alguns locais o leito do rio está quase fechado pelo mato, terra e entulho

Carahá_1.jpg

A tentativa de limpeza em 2015

Mas, neste caso, justiça seja feita, o ex-secretário Mushue Hampel teve até de dar explicações ao Ministério Público que interditou em 2015 ação de desassoreamento que estava sendo feito neste mesmo rio. Só torcemos que a medida não se repita e não haja nenhum tipo de interrupção dos trabalhos, pois concordo com o prefeito Ceron é sinal de falta de capricho permitir que o rio se encha de terra e entulho.

unnamed_19_1.jpg

Dalí deverão sair centenas de caçambas de terra e sujeira abrindo espaço no rio para que as águas fluam rapidamente, reduzindo os riscos de alagamentos. Uma outra preocupação do prefeito Ceron é para com os álamos existentes ao longo do rio. Ele acha inadequados e devem ser substituídos, no entendimento do prefeito. Já transmitiu isso ao secretário dos Serviços Públicos, Euclides Mecabô.

Alamos.jpg

Contudo entendo que qualquer espécie de árvore que seja plantada para substituir os álamos vai necessitar cuidados. E, se não houver, igualmente se mostrarão inadequadas. O que estas árvores precisam é de uma boa poda, impedindo que alcancem grandes alturas e fiquem mais frondosas.

__lamo.jpg

Do jeito que estão, realmente concordo com Ceron que se constituem mesmo em perigo, pois podem tombar. Na administração passada foi feita uma poda, mas incompleta pois não atingiu toda a extensão do Carahá.

Mesmo assim, em alguns trechos pode ser constatada a diferença mesmo que o corte tenha sido parcial. É uma árvore bastante usada para o plantio em alamedas e encostas dos rios. Portanto sugiro ao prefeito que antes de abatê-las de vez que ordene uma poda radical para ver o resultado, para só depois tomar outra medida

Elas foram plantadas por ocasião em que Ivan Ranzolin, como vice-prefeito, estava respondendo interinamente pela administração.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código