Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

lages.png

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
Eleição para escolha de diretores da rede estadual vai ocorrer somente em 12 escolas

 

Já foi lançado edital para a escolha de diretores de 12 escolas estaduais de Lages. Em 2014 aconteceu a primeira escolha de diretores dentro de um novo modelo em que a comunidade não escolhe o diretor propriamente dito, mas opta por um plano de gestão.

O professor interessando tem de apresentar um plano e é nele que a comunidade vota. As inscrições já foram abertas e todo o processo se encerra até dezembro.

Das 44 escolas da rede estadual em Lages, em apenas 12 haverá esse processo, porque nas demais os diretores escolhidos ainda cumprem o mandato de quatro anos. No ano que vem será realizado novo processo apenas nas 32 escolas em que não terão eleição este ano. São várias as razões pelas quais nestas 12 escolas haverá eleição: ou seja porque este diretor está cumprindo o tempo de serviço e se aposenta até dezembro, seja porque apresentou cinco faltas injustificadas ou tem diretores pró-tempore.

Neste último caso estão as três maiores escolas estaduais do município: a Escola do Rosário, o Centro Educacional Vidal Ramos Júnior e o Colégio Industrial. O diretor pró tempore ocupa a direção das escolas onde não ocorreu eleição. Seja por falta de professor interessado, seja porque os planos foram rejeitados ou impedidos de concorrer.

 

ADR_Lages_Col__gio_Industrial_Revitaliza____o_70__29.06.2016_Foto_Josi_Ribeiro_8.jpg

Por exemplo, no colégio Industrial o diretor Armando Duarte inscreveu seu plano, mas não pode concorrer porque não é professor efetivo da unidade, que é um dos quesitos para concorrer. Continuará não concorrendo em função disso, embora tenha tido uma boa gestão.

 

Humberto.jpg

Como lembra o gerente da Educação, Humberto de Oliveira, “Estamos engatinhando ainda em termos de gestão democrática participativa”. Neste modelo o objetivo é aproximar a escola da comunidade, por isso o que a comunidade escolar escolhe é o plano de gestão apresentado e que deve contemplar quatro aspectos: físico, administrativo, financeiro e pedagógico.

A primeira avaliação dos diretores eleitos em 2014, foi feita só recentemente e,  quanto aos resultados e aplicação do plano de gestão, segundo Humberto, “na maioria dos casos foi satisfatória”.

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código