Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

lages.png

 

lages_parque_jonas_ramos_peq.jpg

 

Arquivo

 
Reitoria não respondeu ao abaixo-assinado do curso de Jornalismo

Os estudantes do Curso de Jornalismo da Uniplac ainda não tiveram uma posição da reitoria com relação ao problema criado com o afastamento do professor Ivan de Moraes . Inclusive perderam neste semestre a disciplina que era ministrada por ele.

Leia o abaixo-assinado encaminhado no início de março à reitoria:

 

ABAIXO-ASSINADO – CARTA ABERTA

 

Nós, acadêmicos da 3ª, 5ª e 7ª fase (s) do curso de graduação em Jornalismo da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), manifestamos total repúdio à decisão da Universidade ao afastar o professor Ivan Cláudio Siqueira de Moraes. Além disso, sustentamos que Ivan tem apoio dos estudantes por uma série de motivos considerados pelos discentes do curso como relevantes. Dentre eles: a demissão denota uma falta de planejamento por parte da universidade, que desestabiliza o semestre de uma maneira geral. Primeiro porque não há, no corpo docente de jornalismo, tantos professores que sejam capacitados para substituí-lo. Ele é titular das cadeiras e com razão. Segundo que um professor já tem traçados os projetos a serem desenvolvidos ao longo de um semestre, talvez até pensados no período anterior ou mesmo durante recessos, inclusive referente ao próprio, os planos de ensino encontram-se no sistema. E, terceiro e mais importante, além de uma quebra de contrato, que já é algo muito grave em termos jurídicos e éticos, é um prejuízo nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos. Tem que se reconhecer que estes já sabem a forma dele dar aula, já reconhecem e ritmo. Com essa quebra, a adaptação levaria um tempo que comprometeria seriamente o semestre.

Ivan leciona no campus desde 2013, passando por um processo de estruturação e manutenção das diretrizes do curso, exercendo o cargo, inclusive, de coordenador. No mesmo sentido, é professor titular das cadeiras de Semiótica, Planejamento Gráfico, Redação Jornalística, Jornal Laboratório, tendo papel fundamental na condução do ensino em todas as turmas, da primeira à oitava fase. É também o coordenador de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos acadêmicos, sendo importante na formação dos estudantes tanto em questões acadêmicas e profissionais quanto na potencial atuação transformadora deles da sociedade na região, conforme Lei N 12.881, de 12 de novembro de 2013. Entre outros projetos, foi responsável pelo desenvolvimento de iniciação científica de alunos, além da inserção deles em estágios e na manutenção da Plataforma Laboratório de Jornalismo (LABJOR). Salientamos também os projetos do Jornal Mural Araucanos, em produção voltada ao público interno da universidade, e a revista Semiose, periódico com interesse na produção de texto jornalístico. Nota-se que a variedade de ações empenhadas pelo professor, tanto no campo da teoria quanto no da prática, o credenciam como perfeitamente capaz de seguir oferecendo e à universidade um profissional comprometido e aos estudantes uma formação digna e necessária.

Endossam esse abaixo-assinado alguns egressos do curso de jornalismo, pois nosso paraninfo é um docente incrível como profissional e principalmente como pessoa. Ele não forma somente ótimos jornalistas, mas ele forma seres humanos. É um amigo especial e particular de cada um. É um confidente e um pai. A base do curso estava em suas costas e sempre estará. Com ele os alunos publicaram artigos científicos, iniciaram seus primeiros passos na profissão como estagiários, voluntários e monitores, enquanto outros foram mais longe e hoje possuem livros publicados e prêmios na área. Essas são algumas oportunidades que nosso professor Ivan nos deu e somente alguém de enorme coração dividiria seus méritos e capacidades com o próximo como ele faz. A tudo somos gratos a ele e pouco a Uniplac.

 

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código