Olivete Salmória
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10 Julho 2018
Vereador David pergunta à direção do Hospital Infantil se há condições de melhorar o atendimento no período de inverno

 

Ao Excelentíssimo Administrador do Hospital Infantil Seara do Bem Sr. Éder Alexandre Gonçalves:

 

Assunto: Atendimento na época de inverno.

Considerando a situação alarmante em que se encontra o Hospital Infantil de nossa cidade, o qual está passando por problemas com relação ao atendimento médico e hospitalar, uma vez que, inúmeras são as reclamações de pessoas que nos procuram relatando que estiveram no hospital com seus filhos doentes, tendo que aguardar por horas o atendimento, e como sabemos na época em que estamos de inverno, devido as baixas temperaturas de nossa cidade as gripes são mais frequentes, principalmente com relação as crianças e pré adolescentes, a maioria dos casos se referem a problemas respiratórios, como amidalite, bronquiolite, sinusite, rinite, pneumonia. Tendo sido diagnosticado no mês passado um caso de gripe A (H3N2) entre outras doenças, o que causa um aumento de procura e consequentemente de atendimentos no Hospital Infantil. E segundo informações tem dias em que este atende em torno de 235 pessoas, onde a triagem deve ser feita conforme determinação do Protocolo do Ministério da Saúde, que prevê os minutos e horas para a classificação de risco, onde os pacientes são separados por cores, sendo elas: azul pode aguardar até 4 horas; verde pode aguardar até 3 horas; amarelo pode aguardar até 30 minutos; laranja por até 15 minutos e vermelha atendimento na hora.

Contudo, devido ao grande fluxo de pacientes que aguardam atendimento, necessário se faz que nesta época de inverno, o número de médicos e profissionais para atendimento no hospital seja dobrado, para que este possa dar a população que necessita de tratamento médico e hospitalar, um atendimento digno, adequado e eficaz.

Diante disso, solicitamos as seguintes informações:

 1 - Haveria a possibilidade de dobrar o número de médicos e profissionais para atendimento no Hospital Infantil na época de inverno, principalmente nos meses de junho, julho e agosto?

 2 - Como está sendo administrado o problema de acúmulos de pacientes que aguardam na espera por 5/6 horas? E o que está sendo feito a respeito?

3 - Com relação ao Protocolo do Ministério da Saúde, o qual estabelece a divisão de acordo com a urgência de atendimento por cores. Como é feita esta triagem dos casos urgentes e não urgentes se não é realizado nenhum diagnóstico antes, sendo esta seleção determinada somente com as informações do paciente?

4 - Com relação ao caso diagnosticado de Gripe A, quais providências foram tomadas a este respeito?

 

Sala das Sessões, 10 de julho de 2018

 

 David Moro (MDB)

  Vereador

10 Julho 2018
Projeto de lei autorizando a prefeitura a repassar o terreno à Berneck na pauta da sessão desta terça

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Berneck vai investir R$ 800 milhões em um prazo de três anos e não pode vender ou repassar para terceiros em um prazo de 10 anos. Ao final dos quais passa a ser proprietária por direito da área.

Não utilizada para o fim previsto o imóvel volta ao poder público e se as obras pararem por um prazo superior a 120 dias, sem que a empresa se justifique junto ao município , não cumprindo as normas técnicas exigidas também haverá a reversão. 

10 Julho 2018
Contas aprovadas em sessão extraordinária

A Câmara de Vereadores aprovou ontem (09) em sessão extraordinária as contas da prefeitura do exercício de 2016, último ano da administração Elizeu Mattos/Toni Duarte. 

Portanto a administração anterior teve todas as suas contas aprovadas. As contas desta administração Antônio Ceron/ Juliano Polese só começam a passar pelo crivo da Câmara o ano que vem.

Mas todos as ultimas administração não tiveram nenhum problema na questão das contas. 

Última atualização em Terça, 10 de Julho de 2018 21:01
10 Julho 2018
Campanha de valorização da vida foi instituída oficialmente em SC

Foi aprovado hoje, em Plenário, por unanimidade, Projeto de Lei (0062.4/2018) do deputado Fernando Coruja (PODE), instituindo em SC a campanha de valorização da vida denominada Setembro Amarelo; o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro) e a Caminhada Anual pela Vida (a ser realizada, anualmente, no último domingo do mês de setembro).

Em sua justificativa Coruja cita um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que chamou a atenção de governos de todo o mundo para o suicídio, considerado “um grande problema de saúde pública”, que não é tratado e prevenido de maneira eficaz.

10 Julho 2018
Unidade de Saúde do Gethal será concluída

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O prefeito Antonio Ceron, a secretária de Saúde Odila Waldrich e o representante da empresa Evoluta Ltda., Thiago Hinckel Curtius, assinaram na manhã desta terça-feira (10), a ordem de serviço para retomada das obras de construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Gethal. A obra começou a ser construída em 2014 e deveria ter sido entregue a comunidade em 2015.

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Com o novo contrato, no valor de R$ 333.917,18, a empresa tem o prazo de seis meses para a conclusão dos trabalhos. Cerca de 57% da edificação que possui 470,57 m² de área construída já está pronta.

Fotos Cássia Shelen

 
10 Julho 2018
Aidamar quer saber quantos já foram contratados na ADR

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Vereadora Aidamar Hoffer, agora que o PSD não é mais governo, passou a se interessar pelo que acontece na ADR. O bom seria que fosse assim sempre, independente de quem está no governo, assim como faz o vereador Jair Junior.

Pelo que acompanhamos, trocou o gerente regional de Saúde:

Saiu: Daniela Rosa de Oliveira e entrou: Aloízio Pirolli

Gerência Regional da Educação:

Saiu Humberto de Oliveira e entrou Fátima Ogliari

Consultoria Jurídica: saiu Luiz Carlos Assink e entrou Fabrício Reicherd

Saiu o secretário João Alberto Duarte e entrou Wagner Lima (interino)

 

Além de Rogério Schultz que assumiu a direção administrativo e financeiro do Hospital Tereza Ramos, o governador fez outra nomeação, na sexta-feira, para a ADR. Trata-se de Carla Maria Telles Simas Dutra para o cargo de assistente técnico.

Mas... vamos acompanhar a resposta para ver se confere!

Última atualização em Terça, 10 de Julho de 2018 20:13
10 Julho 2018
Para Marião, Lages vive hoje o terceiro ciclo da madeira

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mario Hoeller de Souza, Lages está entrando no terceiro ciclo da madeira.

O primeiro ciclo, que teve o auge nos anos 50, foi marcado pelo extrativismo puro. Mais tarde se viu um crescimento na plantação de pinus, tornando-se a maior reserva em toda região e atraindo grandes empresas como a Klabin.

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Nesta nova fase, outras empresas do ramo da indústria da madeira se instalaram em Lages, como a M7 Indústria e Comércio de Compensados e Laminados, a G13 Madeiras, a Ekomposit, e outras demonstram interesse.

Há um ano em Lages, a M7 produz cerca de quatro mil metros cúbicos de madeira engenheirada mensalmente, exportando para países da Europa, Ásia, Caribe, e com negociações que prometem abrir as portas no mercado americano.

Segundo ele, está nos planos abrir uma nova unidade da M7 até o ano que vem, com uma produção que poderá chegar a dez mil metros cúbicos de compensados e laminados, saltando de 150 para 400 empregos diretos.

A prospecção de instalação da Berneck, uma das gigantes na indústria madeireira, promete alavancar ainda mais o setor na cidade. A unidade de Lages terá investimento inicial de R$ 800 milhões e poderá gerar até mil empregos diretos, sendo cerca de 500 nos primeiros meses.

10 Julho 2018
Arquiteta faz a leitura do estilo das edificações de Lages

unnamed_29.jpgKareenn Cristina Zanela Diener é artista plástica e professora dos cursos de Arquitetura e Design de Artes da Uniplac, reside em Lages há 12 anos e com quatro livros em produção lança neste mês a obra “Lages em Detalhes”. Segundo a autora, o livro é uma leitura de estilos e um manual de consulta. “É uma história dos estilos da arquitetura lageana. Não temos somente a Art Décoestilo como Missões Californianas são muito bem preservadas e temos muitas casas assim em Lages”, informa.

10 Julho 2018
"Um monte de cargos comissionados só pra manter os contratados...."

 

“A saúde tem um monte de cargos comissionados só pra manter os contratados, basta ir no site da transparência pra ver... E na vigilância o que mais tem é desvio de função, gente que não é fiscal, não prestou concurso pra fiscal e atua como fiscal, por isso acontece as coisas que acontecem... 2 anos atrás já faltava gente, por que que não colocaram o cargo no concurso de 2016? Muito estranho né? “

Este questionamento um servidor que obviamente não quer se identificar para não sofrer represália.

10 Julho 2018
MP quer cortar comissionados de todas as prefeituras de SC

 

Um total de 95 ações foram ajuizadas pelo Ministério Público nos últimos dois anos em 75 cidades catarinenses, contestando o número de cargos comissionados nas prefeituras e Câmaras de Vereadores, sendo que 59 delas ainda estão aguardando julgamento. Dentre as cidades da lista divulgada pelo MP, está Lages, com 273 cargos contestados. Está entre as cidades com o maior número de cargos questionados, perdendo apenas para Palhoça (425) e Florianópolis (358). O Ministério Público identificou indícios de inconstitucionalidade em praticamente um terço das normas examinadas. Pelo menos 35 das ações dos últimos meses já tiveram como desfecho a imposição para adequação dos cargos. Isso já aconteceu na administração passada, quando o MP contestou vários cargos comissionados na Câmara de Vereadores de Lages e determinou que fossem extintos. Há portanto casos idênticos na prefeitura de Lages e que foram levantados entre 2016 e 2017: último ano da administração passada e no primeiro ano da atual administração. A ocupação destes cargos normalmente se dá por indicação política e nomeia-se pessoas, muitas vezes sem qualificação nenhuma para o cargo. Segundo o Ministério Público existem casos em que são nomeados chefes de cemitério e operador de máquinas, unicamente para atender compromissos políticos. É bom lembrar que, em Lages, o crescimento do número de cargos comissionados vem das últimas quatro administrações, mais precisamente da administração de Raimundo Colombo, passando por Renatinho e Elizeu Mattos. Quando divulgado o caso destas ações, a atual Administração tratou de esclarecer que “o número não aumentou neste atual mandato. Pelo contrário. Ao fim de 2016, havia 428 servidores nesta situação na Prefeitura. Mas com a aprovação da Reforma Administrativa enviada à Câmara de Vereadores em fevereiro de 2017 pelo prefeito Antônio Ceron, a quantidade caiu para 299”. A verdade é que as ações prosseguem na justiça, e se a prefeitura de Lages já resolveu a questão na reforma administrativa, menos mal, pois não será necessário se fazer as readequações que seriam exigidas.

Prefeitura insiste em dizer que foram cortados pela metade os comissionados. Mas não é o que diz o portal transparência.

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Este é o número que está lá no protal transparência: 349 comissionados atualmente.

Agora veja o que diz o portal transparência de junho de 2016:

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O total seria de 292 comissionados em junho de 2016. Será que está errado no portal?

Última atualização em Terça, 10 de Julho de 2018 20:31
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