Colombo diz que aumento do IPVA chegou a 27%. Governo nega aumento!

O ex-governador Raimundo Colombo divulgou em suas redes sociais uma comprovação do aumento do IPVA aprovado pelo Governo de Santa Catarina neste ano, que, em alguns casos, chega a até 27% na comparação com 2021. O valor ficou bem acima da inflação, que fechou o ano em 10%.

“Ninguém teve aumento de salário nessa proporção. Então, o Governo de Santa Catarina está sendo irresponsável em repassar um aumento tão expressivo para a população. Isso é um crime, é tirar dinheiro do cidadão em um momento de sacrifício”, destacou.

 

Contudo o governo publicou nota informando a respeito….

Circulam pelas redes sociais informações de que o governo de Santa Catarina teria reajustado o valor do IPVA. Isso não é verdade.

A alíquota do imposto no estado continua a mesma: varia entre 1% e 2% do preço de mercado do veículo. São os percentuais mais baixos do país. Apesar da valorização dos preços dos carros, o tributo pago em Santa Catarina é inferior – em muitos casos a metade – do pago na maioria dos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e até Minas Gerais (usada como comparação em uma das fake news que circulam por aí).

O governo de Santa Catarina mantém o compromisso de não elevar impostos. Mas, se o Estado não aumentou a alíquota, por que os valores a serem pagos agora estão maiores do que os do ano passado?

A resposta está na valorização do preço dos veículos seminovos e usados nos últimos meses. O IPVA é um percentual sobre o preço de mercado, que é apontado pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Esse percentual, chamado de alíquota, varia a critério de cada estado. Em Santa Catarina, aplicam-se as alíquotas mais baixas do país: 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-home, 1% para motos, triciclos, transporte de carga ou passageiros e destinados à locação.

Nos vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná, os percentuais que incidem sobre carros de passeio são de 3% e 3,5%, respectivamente. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, 4%.
Essas alíquotas não aumentaram. A variação no valor de IPVA a ser pago este ano, em relação ao exercício anterior, se deve à valorização dos carros, medida pela Fipe, que ficou, em média, em 23% em 2021. Trata-se de uma questão de mercado, não de uma decisão de governos. Mesmo assim, o imposto pago pelo mineiro, carioca, gaúcho, paulista ou paranaense ainda é mais caro do que o desembolsado pelo catarinense.

10 comentários em “Colombo diz que aumento do IPVA chegou a 27%. Governo nega aumento!”

  1. Porque ele não fala do aumento do IPTU na cidade que ele mora e do prefeito que ele apoiou???? Aqui subiu 11%!
    Os servidores não tiveram esse reajuste do salário… na verdade, não tiveram nem um centavo até então!

    Responder
  2. O camisa azul da coxilha não se cansa. Será que acredita que ainda engana alguém, além do curral. Será que teremos que aguentar a cada 2 anos esse ex político campeão das renúncias.

    Responder
  3. No momento de crise que o país atravessa, o Governador poderia ter feito algo para congelar tal reajuste, não o fez porque não quis, assim como na alíquota dos combustíveis, dinheiro sobra, e bastante para auxiliar na sua reeleição.

    Responder
  4. Neste calorão se o OVO não se calar, acabará sendo frito no asfalto ca coxilha.
    Escreve aí……
    2018 com duas vagas ao senado, levou um banho de votos.
    2022 com uma vaga…… quem viver verá o baile.
    O cara não se toca que são poucos que querem seu retorno.

    Responder
  5. Que houve aumento houve, o governo devia ter congelado a tabela fipe nos mesmos patamares de 2020. Parece que os governos não veem o tamanho da crise, salários congelado, muitos para não perderem o emprego tiveram redução de salários e assim por diante. O governo Moisés só pensa em arrecadar para viabilizar sua eleição, e povo parece que não vê! Que houve aumento , houve!
    Combustível dobrou o valor, se o governo quisesse ajudar reduziria o imposto estadual, mas não, congelaram dois ou três meses e agora já vão atualizar.

    Responder
  6. O Colombo não se cansa de pagar “micos” e mais uma vez deixa evidenciado sua ignorância, sua falta de informação! O IPVA aumentou sim, porque os veículos semi-novos tiveram uma alta nos preços, porém a alíquota continua a mesma! Ainda bem que agora as pessoas já o conhecem! Talvez daria um bom inspetor de quarteirão, se for bem treinado, é claro!

    Responder

Deixe um comentário