Corredor das Tropas começa a ser sinalizado

A primeira de uma série de etapas para implantação do roteiro turístico Corredor das Tropas, a sinalização de alguns pontos de antigas taipas em Lages, Capão Alto e Painel, está em curso. Um grupo de trabalho liderados pelo setor de turismo da Amures, Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama e os três municípios, busca dessa forma, delimitar os pontos que terão olhar exclusivo para o turismo.

Segundo a assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, às tratativas de identificação de trechos mais danificados do Corredor das Tropas, com a finalidade de mitigar pelo menos temporariamente as ações causadoras de erosão e danos às estruturas é um dos focos dessa ação.

“Lages deu o primeiro passo instalando placas indicativas em dois pontos do Corredor e o município de Painel acaba de instalar outras 6 placas indicativas. Essas placas darão inclusive, mais visibilidade a esse patrimônio histórico e cultural pelo qual percorre cavaleiros e pedestres, vindos de diversas partes do mundo para conhecer esses campos e paisagens da Serra Catarinense”, explica Ana Vieira.

As placas possuem uma logo representando o Corredor das Tropas e as araucárias, típicas da região. Também citam a Lei Federal 7347/85 que disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

A sinalização se estende por um corredor aproximado de 18 km, partindo da localidade de Morrinhos em Lages, atravessando a divisa com Painel, numa extensão aproximada de mais 6 km. Em Capão Alto, são mais 14 km de corredor a ser sinalizado com as placas indicativas.

1 comentário em “Corredor das Tropas começa a ser sinalizado”

  1. Já existiam placas informativas indicando o Corredor das Tropas. Uma no asfalto novo, próximo à rótula que dá acesso ao rincão do perigo e outra próxima do bodegão. Essas que são do meu conhecimento, fora outras que venham a existir e eu não tenha visto ainda…

    Responder

Deixe um comentário