Lucas destaca necessidade de concluir obras de infraestrutura para o transporte da safra da maçã

O deputado estadual Lucas Neves (Podemos) participou da Festa da Maçã e lembrou que é contra a possível entrada de maçãs chinesas no mercado brasileiro. “A introdução delas pode trazer doenças e pragas, além da queda nos preços, o que comprometeria o setor e afetaria milhares de produtores da nossa região”, alertou.

O parlamentar também busca medidas fiscais para apoiar os agricultores, que enfrentam a maior crise em 25 anos devido às fortes chuvas, e destinou recursos do seu mandato para a aquisição de implementos agrícolas.

Além disso, Lucas Neves destacou a necessidade de concluir obras de infraestrutura para melhorar o transporte da safra e incentivar o turismo local. Entre suas iniciativas, apresentou um projeto que propõe o reconhecimento da maçã como patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina. No ano passado, uma proposta sua virou lei estadual e beneficiou os fruticultores. A Lei do Javali regularizou o abate do animal que destrói plantações de maçã na região.

Com altitudes superiores a mil metros, as variedades Gala e Fuji, produzidas na Serra Catarinense, são reconhecidas pelo aroma, crocância e sabor, representando mais de 90% da produção nacional. Segundo o IBGE, Santa Catarina lidera o setor no Brasil, com uma safra anual de 635 mil toneladas, gerando mais de meio bilhão de reais para a economia do estado.

2 comentários em “Lucas destaca necessidade de concluir obras de infraestrutura para o transporte da safra da maçã”

Deixe um comentário