Senai pode ajudar a rede estadual ministrando cursos no contraturno

 

 

Fiquei impressionada com a estrutura do Senai em Lages quando lá estive para a inauguração de mais mil metros quadrados de construção às suas instalações.

Lá estudam 3.600 pessoas em seus 12 cursos técnicos, cursos de aprendizagem, no ensino médio e ensino superior (está abrindo agora a pós-graduação em engenharia de automação industrial).

Se considerarmos que a nossa universidade, com toda aquela estrutura tem pouco mais de quatro mil estudantes, podemos estabelecer a importância e a abrangência do Senai na comunidade.

 

Mais um laboratório em um ano

 

E segundo o diretor Regional, Sérgio Roberto Arruda, os investimentos na unidade de Lages não param aí. Dentro de um ano contará com mais um laboratório para teste de motores de até 500 cavalos (só existem dois em todo o país) para fornecer mão de obra não apenas às empresas da região (já visando atender a demanda da Sinotruk) como para todo o Brasil.

 

80% dos cursos gratuitos

 

Hoje, 80% dos cursos oferecidos pelo Senai são gratuitos, através do Pronatec.

Segundo Sérgio, em 2011 o Senai alcançou as 90 mil matrículas em SC e a proposta é chegar a 2014 com 189 mil.

Pretende dobrar a oferta de vagas em seus estabelecimentos e está negociando uma parceria com a Secretaria Estadual da Educação para ministrar cursos nas escolas nos contraturnos. 

De fato, está ai outra questão relevante que precisa de uma solução.

 

Parceria com a Secretaria da Educação

 

O governo está implantando o ensino integral na rede estadual de ensino, mas não tem nenhum programa para atender os alunos no contraturno.

É o caso, por exemplo, do Colégio Vidal Ramos Júnior.

Os pais e alunos estão reclamando porque têm de permanecer na escola nos dois períodos, contudo não há o que fazer no contra turno. Resultando, muitos ficam perambulando pelas ruas. Sem dúvida, com a proposta do Senai estaria resolvido tal problema, ao mesmo tempo em que possibilitaria a qualificação desses adolescentes em uma atividade profissional.

Deixe um comentário