De Curitibanos para o Brasil

 

 

 

Um projeto experimental para aquecimento de água implantado em residências do interior de Curitibanos recebeu atenção da mídia nacional.

Na última sexta-feira (1º de fevereiro), a equipe do programa Globo Rural gravou entrevista na casa da família Girotto, no assentamento 1º de Maio. O sistema de aquecimento utilizado reduz a conta de energia em até 50%. 

Equipe_do_Globo_Rural_divulga_prot__tipo_implantado_na_casa_da_fam__lia_Girotto.JPG

 

O projeto é batizado informalmente de “trocador de calor” e consiste na adaptação de mangueira à chaminé do fogão à lenha. Com o uso regular do combustível, é possível manter água quente disponível para uso nos chuveiros e torneiras nas pias, que não necessitam mais de energia elétrica para funcionar.

A Assessoria de Responsabilidade Social da Celesc apresentou o protótipo do equipamento denominado “trocador de calor” por boiler, caixa d água, chuveiro e tubulação para serem implantados nas comunidades de pequenos agricultores. Em parceria com o Fundo de Desenvolvimento Rural de SC – Epagri, a Celesc pretende estender o projeto à 200 famílias no Planalto Catarinense e posteriormente dar continuidade à distribuição do conhecimento com apoio das prefeituras.

 

Deixe um comentário