Alunos passam por avaliação

 

 

DSC03618.JPG

Foto: Toninho Vieira

 

Alunos de todas as Escolas Municipais de Educação Básica de Lages passaram pela avaliação externa, que aconteceu nesta quarta e quinta-feira. O principal objetivo é avaliar os conhecimentos específicos das disciplinas que compõem o currículo escolar do Ensino Fundamental.

 

Entendo que esse processo é extremamente importante para avaliar o nível de ensino.

 

Ontem a presidente Dilma Lançou um programa que vem ao encontro dessa proposta. A ideia é fazer com que todas as crianças esteja alfabetizadas até os 8 anos.

 

Incrível que precisa de um programa para a escola fazer seu dever de casa. Sinal de que não está cumprindo seu papel pois está constatada que muitas crianças com mais de 8 anos não sabem escrever e ler corretamente e nem fazer as operações básicas de matemática. 

 

Alfabetização na idade certa

 

 

Santa Catarina tem apenas 5,1% de crianças não alfabetizadas na idade certa, ou seja, até os oito anos ou terceiro ano do ensino fundamental.

 

mapa.jpg

O dado é o segundo melhor do Brasil, sendo a média nacional de 15,2%. Segundo a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o Estado pode zerar esse índice, uma vez que 259 municípios já aderiram ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

 

Nos próximos dois anos, o Governo Federal vai investir R$ 2,7 bi na formação de professores, compra de material, implantação de bibliotecas e de sistemas de gestão.

Deixe um comentário