Correia Pinto e o Contestado

 

 

 

O município de Correia Pinto, único da região da Amures, foi homenageado ontem, pela Assembléia Legislativa, pela passagem do centenário do inicio  da Guerra do Contestado. O prefeito Vânio Forster, prestigiou a solenidade que lotou o auditório da Assembléia Legislativa.

 

DSC09806.JPG

A homenagem ocorreu em função do centenário do início da Guerra do Contestado e foi estendida a representantes de todos os municípios que sediaram episódios daquele grande embate, envolto em questões políticas, econômicas e sociais partiu do deputado Antonio Aguiar (PMDB) e a Academia Catarinense de Letras, representando autores que se dedicaram ao tema, ao Museu Antropológico da Região do Contestado, que tem sede em Caçador, aos senadores catarinenses e ao governador Raimundo Colombo, principais autoridades políticas do Estado. 

O Contestado foi um episódio sangrento que resultou na destruição da maioria das vilas e pequenas cidades espalhadas desde a área da Serra e o Planalto, chegando ao Meio-Oeste, até a região de Irani. Morreram entre 5 mil e 8 mil civis, além de um contingente estimado entre 800 e mil militares, de destacamentos federais e dos dois estados envolvidos no conflito.

 

Faltou contar…

 

São José do Cerrito também tinha de participar no evento, visto que forneceu um dos personagens mais combativo desse episódio, o Adeodato. Mas a história sempre é contada do ponto de vista dos heróis.

Deixe um comentário