‘O candidato Elizeu Mattos está determinado. Se for eleito criará a Secretaria do Voluntariado. Só não disse quais deverá extinguir. Ou será que vamos ficar com 27 secretarias.
Diz ele que a cada reunião com as entidades filantrópicas fica mais convencido da necessidade desta pasta.
Informa que ouviu dos dirigentes da Associação Esportiva e Paradesportiva (Assesp), relatos emocionado – e indignados – de dificuldades para manterem em atividade a instituição.
Foto: Divulgação
A Assesp tem em torno de 160 associados e trabalha com 85 crianças portadoras de necessidades especiais de três categorias: visual, física e intelectual. Além da falta de apoio financeiro e de infraestrutura, não há reconhecimento nem mesmo quando Lages conquista medalhas em eventos nacionais.
Além de não terem local para treinar as despesas com viagens e alimentação, por exemplo, pagam com dinheiro de rifas; e tem professor que tira dinheiro do salário para bancar a conta, revelaram. A “sede” funciona no apartamento onde uma das diretoras mora.
Entre outros problemas apontados pela Assesp, a questão da acessibilidade é uma dura realidade. “Se o pedestre não consegue caminhar direito nas calçadas de Lages, que estão praticamente todas em fragmentos, a vida de um portador de deficiência se revela muito mais problemática”, diz Elizeu.
Pode ser um departamento
Segundo o candidato Elizeu Mattos, a intenção é enxugar a máquina administrativa, reduzindo o número de secretarias. E quanto a Secretaria do Voluntariado, diz que não necessariamente será uma secretaria, poderá ser até um departamento ligado a pasta do Bem Estar.
“A ideia é fazer o máximo com uma estrutura mínima”
Diz ele.
Moradores do D. Daniel reclamam
Elizeu Mattos esteve na comunidade de Dom Daniel, área chamada “Pedreira”, em reunião organizada pelo candidato a vereador pelo PT, Adriano Alves. Os moradores reclamaram do esgoto correndo a céu aberto, falta vaga em creche, iluminação pública inexiste eproblemas graves com drogas.
Elizeu destacou que o esgoto a céu aberto, por exemplo, será resolvido com a implantação de fossas sépticas, eliminando a tubulação. Detalhes desse e dos demais projetos serão apresentados durante a campanha.