Arquiteto João Preto faleceu nesta madrugada de sábado

O arquiteto João Argon Preto de Oliveira Filho faleceu hoje de madrugada (15)

O velório será hoje, no Parque da Saudade a partir das 13 horas. O enterro ocorre às 17 horas.

Ele passou há poucos dias por uma cirurgia no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, onde continuava internado e veio falecer no início da madrugada deste sábado (16). João Preto era natural de Porto Alegre, capital do estado vizinho Rio Grande do Sul, era casado com Neusa Lopes de Oliveira com a qual teve três filhos, João, Paulo e Maria.

Ele estava com 89 anos.. João Preto era natural de Porto Alegre, capital do estado vizinho Rio Grande do Sul, era casado com Neusa Lopes de Oliveira com a qual teve três filhos, João, Paulo e Maria.

João Preto veio para Lages em 1954, a convite de um amigo, para trabalhar. A previsão era para ficar apenas um ano, mas acabou conhecendo sua esposa o que o fez permanecer em Lages pelo resto da sua vida.

Seu trabalho deu valiosas contribuições na área da arquitetura para o município de Lages, foi responsável por projetos importantíssimos como o do prédio Inco, primeiro Edifício da cidade; o projeto do Edifício Centenário; a reformulação paisagística da Praça João Ribeiro, com a construção do monumento a Getúlio Vargas; a ampliação do prédio da Prefeitura de Lages; o planejamento para a criação do Bairro São Cristóvão.

Fonte: Folha da Serra

Nota de pesar pelo falecimento de João Argon Preto

A Prefeitura Municipal de Lages se solidariza com os familiares de João Argon Preto de Oliveira pelo seu falecimento neste sábado, 16 de janeiro de 2021. A cidade de Lages, tal qual a conhecemos, é demarcada pelo traço do arquiteto João Preto, apaixonado por nossa terra desde que aqui chegou, em 1954. Como professor, além do conhecimento, João Preto professou o amor por Lages e seus símbolos e tradições. A perda irreparável aumenta o compromisso com a preservação de seu legado.

Descanse em paz, professor João Preto, com a gratidão eterna do povo de Lages.

Prefeito Antônio Ceron

Deixe um comentário