Amures terá 11 novos prefeitos

Saldo da eleição municipal deste ano, a região da Amures terá 11 novos prefeitos, a partir de primeiro de janeiro de 2021. A renovação de 61,11% é a maior que se tem notícia, segundo o setor de Comunicação da Amures.

E os números ainda podem alterar, caso o prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, não consiga reverter uma pendência eleitoral, pois disputou o pleito com a candidatura anulada, mas sob recurso judicial.

João Cidinei alcançou nas urnas 2.222 votos, equivalente a 39,41%, contra 2.071 votos do segundo mais votado Henrique Menegazzo, que obteve 36,73% dos votos. O boletim de totalização do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, coloca os quatro candidatos do município na condição de não eleito, até que seja julgado o recurso de João Cidinei.

A renovação de prefeitos na região da Amures poderia ter sido ainda maior, já que sete prefeitos conseguiram a reeleição. E alguns com diferença histórica do segundo colocado como foi o caso de Lages, em que Antônio Ceron obteve apenas 56 votos a mais que Carmen Zanotto.

A diferença dos dois mais votados em Lages, foi de inexpressivos 0,07% dos votos válidos, se constituindo na menor diferença da disputa eleitoral deste ano na região.

O segundo município com menor diferença entre os que foram a reeleição, foi Capão Alto. O prefeito Tito Pereira Freitas foi reconduzido ao quarto mandato por uma diferença de apenas 59 votos, em relação a Sadiana Melo Coelho Lopes.

De uma para três prefeitas

Três das oito mulheres que assumiram o desafio de disputar as eleições majoritárias entre as 18 prefeituras da Serra Catarinense, saíram vitoriosas nas urnas. Além da prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, os municípios de Campo Belo do Sul e Urubici serão comandados por mulher a partir de primeiro de janeiro de 2021.

A candidatura de Claudiane Varela Pucci, foi uma substituição de nome em Campo Belo do Sul, depois que a Justiça Eleitoral barrou a candidatura de Firmino Branco. Mesmo com a desvantagem de uma candidatura tardia, Claudiane Pucci mostrou a força da mulher nas urnas e numa chapa 100% feminina, junto com Ilzete Pinheiro Tessaro, somaram 1.835 votos contra 1.314 do segundo colocado.

Em Urubici as urnas consagraram Mariza Costa com 3.297 votos contra o atual prefeito Antônio Zilli que somou 2.755 votos. Mariza Costa perseguia a prefeitura de Urubici desde a eleição passada, quando foi derrotada pelo mesmo Antônio Zilli.

A força feminina nas urnas deste ano, não ficou apenas nas cabeças de chapa. Mas como vice-prefeita, foram eleitas mulheres em Bocaina do Sul, São Joaquim e Urupema, além de Campo Belo do Sul.

Deixe um comentário