Alguns pomares tiveram perdas de até 50% com as geadas

Os dias 29, 30 e 31 de outubro e 5, 6, e 7 de novembro foram marcados por geadas em São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici, municípios do Planalto Sul catarinense produtores de frutas. Conforme perícias realizadas pelos técnicos da Epagri e contatos com segmentos do setor frutícola, foram registrados danos localizados, principalmente na cultura da maçã, em pomares de maior risco técnico implantados em baixadas ou áreas próximas.

“Estimamos que ocorreram danos mais significativos em uma área em torno de 750 a 800 hectares, distribuídas em aproximadamente 150 unidades de produção na região”, relata Marlon Francisco Couto, gerente regional da Epagri em São Joaquim. Para contextualizar, ele lembra que a região produtora de maçã nos quatro municípios é de aproximadamente 11.213 hectares.

As perdas nas áreas atingidas passam de 50% em alguns casos, principalmente nos pomares do cultivar gala. Soma-se a este cenário a perda de qualidade dos frutos que não caíram e perceberão efeitos da ocorrência de russeting e de anelamento, o que afeta o valor comercial da fruta. “Isto é difícil de avaliar neste momento”, revela Marlon, lembrando que, de toda forma, a receita da safra está comprometida nas unidades de produção afetadas. “O custo de produção da maçã é alto e requer alta produtividade e muita qualidade para que o resultado seja conforme o esperado e necessário” avalia o gerente da Epagri.

Deixe um comentário