Em debate sobre a situação dos idosos frente à pandemia da Covid-19, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), relatora da Comissão Externa do Coronavírus, pediu que os gestores nos estados liberem rapidamente recursos necessários para o atendimento de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no país.
“Os recursos foram liberados, mas precisam chegar rapidamente a essas instituições, principalmente neste momento em que o nosso país está enfrentando essa pandemia. Os idosos são os mais vulneráveis e devem ter prioridade”, pediu.
No mês de abril, foram liberados emergencialmente R$ 2,5 bilhões para área social. Os recursos serão aplicados na reorganização dos orçamentos dos estados e municípios para o enfrentamento da Covid-19.
Carmen Zanotto destacou a importância do estudo que foi realizado pela Frente Nacional em Defesa das ILPIs que traça a política de atenção da área de saúde aos idosos abrigados em asilos durante a pandemia. “Precisamos sair melhores dessa pandemia, que também é um processo de aprendizado. Os temas que estavam invisíveis em nosso país, como a situação dos idosos, possam a ter a atenção necessária do poder público e da sociedade”, alertou.
De acordo com o IBGE, o Brasil contabiliza 32 milhões de idosos, sendo a maioria deles depende da ajuda familiar ou do Estado.
Foto: Najara Araujo