Lembrando a passagem da heroína em Anita Garibaldi

Conta a história que durante uma fuga em 1840 Anita Garibaldi teria atravessado o rio Canoas a nado, onde hoje é a localidade de Santa Ana. Ontem (13) a sua bisneta, que leva o mesmo nome de Anita Garibaldi, retornou ao local às margens do rio Canoas 180 anos depois.

Anita foi recebida no início da manhã pelo prefeito João Cidinei da Silva. Acompanhada do historiador e escritor Adílcio Cadorin, eles participaram de uma vasta programação que se estendeu até final da tarde.

Fotos: Oneris Lopes

O prefeito a presenteou com uma miniatura réplica da imagem da guerreira Anita Garibaldi.

“Nosso grande projeto é que através da história de minha bisavó Anita Garibaldi, possamos criar um instrumento para ajudar este município no seu desenvolvimento econômico, social e cultural”, disse Anita Garibaldi. Tanto que uma missão técnica está agendada para visitar em abril desse ano, as 12 cidades da Itália, onde a guerreira Anita Garibaldi teria passado seus últimos dias.

Anita foi ao local onde sua bisavó teria atravessado o rio Canoas. Uma placa foi afixada sobre uma pedra demarcando o local que ganhará infraestrutura como atrativo turístico do município.

Nas margens do rio, Anita Garibaldi foi recebida por um grupo de cavaleiros liderados por uma mulher, simbolizando a passagem da guerreira.

Ela dançou, brincou e até mexeu com uma colher de pau, o caldeirão de arroz carreteiro que foi servido aos convidados.

Fotos de Oneris lopes

E, junto ao monumento à avó, plantou a Rosa de Anita.

Em Lages a Rosa de Anita foi plantada nesta manhã de sexta-feira, no pátio do Centro Cultural do Sesc (antigo Colégio Rosa) (foto de Nilton Wolff)

Deixe um comentário