Como pensar em explorar nosso vasto interior se não há sequer sinal de telefonia e os governantes nada fazem para mudar

Iniciado em 2015, o projeto-piloto Comunidades Rurais Digitais, do Governo do Estado, pode ser ampliado em 2020, atendendo mais 20 municípios. Já foi implantado em 11 deles, atendendo a 33 comunidades rurais e cerca de duas mil famílias em todo o Estado.

Na Serra Catarinense, mais de 450 famílias são beneficiadas no interior de Bocaina do Sul e Bom Retiro. Mas, em Lages, nenhuma comunidade rural foi incluída no programa conforme constatou reportagem do CL.

E não vi ninguém, nem a Secretaria da Agricultura local ou mesmo a administração municipal se movimentar para incluir Lages também neste projeto.  

Mas já vi o secretário e mesmo o prefeito destacar a grande fronteira agrícola ainda por explorar no município. Hoje apenas 2% da população de Lages vive no interior e só tende a diminuir.

Isso porque apenas os casais de idosos ainda continuam lá. Mesmo que não seja para manter o homem no campo, mas para desenvolver esta fronteira agrícola citada pelos governantes sem que se tenha boas estradas, acesso a comunicação e tecnologia.

E a tecnologia implica no acesso à rede digital, à internet. Não temos sequer sinal de telefonia em grande parte do nosso interior e parece que isso não preocupa nossos governantes. Desconheço que tenha havido até então qualquer iniciativa da prefeitura no sentido de reivindicar a melhoria do sinal de telefonia no interior do município e avançar nesta questão da cobertura.

O mundo hoje é digital. A proposta levantada no estudo das alternativas econômicas de Lages pelo Movimento Novos Tropeiros está a de transformar Lages na Capital Mundial do Design conferido às cidades que apresentam as melhores práticas em políticas e inovações que melhoram a qualidade de vida da população. Chega a ser paradoxal a se considerar que Lages, pela sua extensão territorial é a cidade do estado que apresenta uma das maiores dificuldades de acesso a telefonia no interior. Em alguns locais a comunicação com seus moradores ainda é feito via Rádio Clube.

2 comentários em “Como pensar em explorar nosso vasto interior se não há sequer sinal de telefonia e os governantes nada fazem para mudar”

Deixe um comentário