Prefeitura está atenta após acidente com aeronave no aeroporto local

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo está acompanhando os desfechos para acelerar a retomada da normalidade de pousos e decolagens no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo após a ocorrência de um acidente com um avião de pequeno porte no final da manhã desta terça-feira (18 de junho). A Prefeitura de Lages está atenta, motivada pelo alto fluxo de movimentação de público que chega à cidade para prestigiar as atrações da 31ª Festa Nacional do Pinhão. A aeronave Embraer 711 (EMB-711), Código Fonético PT-NXT, com capacidade para quatro passageiros, da empresa Felisberto Córdova Advogados, de Florianópolis, estava se deslocando do Aeroclube de São José, Grande Florianópolis, para Lages e, de acordo com o gestor operacional da Infracea Controle de Espaço Aéreo (administradora do Aeroporto Federal), capitão Marconi Augusto Farias de Oliveira, baseado no relato do piloto, por volta de 11h50, ao ingressar no circuito de tráfego, o piloto deu comando para tentar baixar o trem de pouso, não obtendo êxito, seguindo então o procedimento padrão de baixar manualmente, tentando efetuar o pouso.

Segundo disse o piloto a Marconi, o avião chegou a tocar o solo, correu um pouco na pista, mas logo ele percebeu que o trem de pouso do lado direito começou a se recolher e adotou a medida de sair da pista, derrapando e parando no solo com gramado, à beira da pista.

O fiscal de pátio do Aeroporto Federal estava acompanhando o pouso e prontamente prestou apoio. O Corpo de Bombeiros foi acionado.

Estavam na aeronave o piloto e mais dois passageiros. “Por se tratar de uma firma particular, iriam tratar de assuntos jurídicos em Lages, acredito eu. Eu elogio o piloto, que conseguiu pousar bem, apesar do recolhimento do trem. Havia familiares e amigos aqui em aguardo e levaram os passageiros, que estavam bem e foram averiguados pelos bombeiros e posteriormente liberados”, comenta Marconi.

 

Deixe um comentário