Muita pressa para dar nome as obras ainda em andamento

Sem_t__tulo4.png

Ainda faltando mais de um ano para a conclusão das obras, a nova ala do Hospital Tereza Ramos já recebeu denominação: irá chamar-se Renato Nunes de Oliveira, nome do ex-prefeito de Lages que faleceu no ano passado, vítima de câncer.

 

O projeto do deputado estadual

Gabriel Ribeiro foi aprovado

essa semana.

Não se discute o mérito da homenagem, porque como alguém lembrava, Renatinho é merecedor pois, além de importante atuação na política de Lages, tinha grande amor por sua terra. Era uma alma genuinamente lageana, como era cantado em prosa e verso durante campanha eleitoral que lhe garantiu a vitória em 2008.

 

images.jpg

 

O que questionamos é a pressa em estabelecer uma denominação a obras que nem foram ainda concluídas.

 

Foi o caso da Avenida Ponte Grande, por exemplo, mas há outras como da UPA (se chamará Maria Gorete dos Santos)da qual até duvidamos que um dia seja terminada. Em se tratando da ala resultante da ampliação do Hospital Tereza Ramos, a obra apenas foi erguida, faltando todos os acabamentos (parte complicada e demorada) e ainda recheá-lo com o mobiliário e equipamentos, sem contar a contratação de funcionários que é outra etapa muito demorada, pois depende de concurso.

 

092414_crop.jpg

Mesmo que o secretário executivo da ADR, João Alberto Duarte seja otimista quanto a conclusão, observando que está em curso a aquisição do mobiliário e equipamentos, justamente para evitar que o processo tenha percalços mais adiante.

Sabemos que os parlamentares a quem cabe o encaminhamento da denominação – os vereadores dão nome a obras municipais; os deputados estaduais a obras do governo do Estado e os deputados federais às obras do governo federal – se apressam em apresentar os projetos de denominação, para que outro não se antecipe no processo.

Como, por exemplo, aconteceu com relação aos elevados do trecho urbano da BR 282.

 

Viaduto.jpg

O deputado Jorginho Mello, que nem é da Serra ou a representa, apresentou na Câmara dos Deputados, projeto para a denominação dos dois empresários da comunicação, Carlos Joffre do Amaral e José Paschoal Baggio aos elevados do trecho urbano da BR 282. Acabaram sendo duas vezes homenageados em uma mesma obra em diferentes trechos.

 

Aliviados

Quanto a homenagem em foco, os admiradores do ex-prefeito Renatinho devem estar duplamente satisfeitos: primeiro por ficar imortalizado em uma obra tão importante para Lages como é a nova ala do Tereza Ramos e, depois, por provocar o engavetamento (espero que assim ocorra) de outro projeto que pretendia dar seu nome às marginais da BR 282.  

Deixe um comentário