NOTA PÚBLICA
_____________
A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SUBSEÇÃO DE LAGES vem externar seu posicionamento acerca do recente aumento salarial autoconferido pela Câmara Municipal aos DD. Vereadores.
O atual momento, quer seja sob o aspecto político e primordialmente sob o viés econômico, não é nada favorável. Nosso país está passando por um desgaste moral tamanho, talvez jamais vivenciado por esta geração. Esta depuração é necessária, é preciso enxergarmos as vísceras deste país, para entendermos as raízes dos males que o assolam.
O papel da sociedade civil é deixar de lado a retórica. Está estampado em nossa Constituição da República (artigo 1º, Parágrafo Único), que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” O texto constitucional quer ressaltar quem é o “dono do poder”, isto é, o povo, a sociedade, muito embora este poder seja exercido pela via de representantes e outras vezes diretamente por esta sociedade. Portanto, a vontade popular deve ser respeitada sempre!
Neste sentido, o aumento salarial dos senhores vereadores é tido como uma triste e vergonhosa afronta à vontade popular. Estamos vivenciando tempos dificílimos, em que a iniciativa privada enfrenta sérias dificuldades de repassar o mínimo da inflação aos salários dos trabalhadores, apenas para citar um parâmetro.
Portanto, está fora de contexto a aprovação mencionada. O zelo pela aplicação do recurso público é obrigação de todo agente político ou público. A sociedade está farta dos descalabros presenciados, tais como este, estão desafiando o mais sereno dos posicionamentos.
SUGERE-SE, em respeito à população de Lages e à sua vontade, seja revisto tal posicionamento, agindo de forma imediata, no sentido de realizar proposição pela redução salarial. Isso em prol da busca da harmonia e respeito que a Casa Legislativa precisa ter com seus representados.
Att
A Diretoria