Aeroporto regional

 

Prefeito cobra mais rapidez nas

ações com relação ao aeroporto

 

O prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster,  voltou a cobrar em reunião na Agência Nacional de Aviação Civil da Presidência da República, Anac, em Brasília,semana passada, agilidade na análise  dos projetos que foram enviados pela prefeitura nos últimos meses e a definição de um prazo, para finalizar o processo de licitação, que prevê, a conclusão da obra.

 

Anac.jpg

A respeito da licitação, Adalberto Alencar, analista de infraestrutura   do órgão, informou que o processo foi simplificado e será adotado o mesmo sistema para as obras da Copa do Mundo, o RDC – Regime Diferenciado de Contratação, que dispensa, uma serie de exigências para o edital.

Segundo ele, até o inicio do segundo semestre os editais estarão lançados.  

O consórcio IQS do município de Maringá, PR, é o responsável pelo levantamento do que está faltando pra sua homologação junto a Anac. Ainda segundo o analista, que já esteve no aeroporto para uma vistoria técnica, o entorno do aeródromo, é muito favorável, pois não possui edificações, como residências e empresas. Atualmente este é o principal entrave para homologar aeroportos no Brasil.

 

Voos comerciais

 

Uma das definições que a Anac já sacramentou em decisão da Presidência, é que o aeroporto de Correia Pinto, terá os os voos comercias, onde empresas comerciais de aviação, poderão operar normalmente, com linhas diárias pra outras regiões do país.  A maior despesa de uma empresa de aviação é com o combustível, chega a 42% do custo total de um voo. Santa Catarina, é um poucos Estados que possui politica de impostos para aviação que contribui com o abastecimento no território catarinense. Enquanto alguns estados cobram cobra até 25% de ICMS para abastecer, Santa catarina, é e 4%.  

Deixe um comentário