Projeto começa a ser viabilizado

 

 

Amures recebe equipamentos para

estruturar banco de dados

 

Numa parceria da Amures e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), através do Curso de Engenharia Ambiental da Udesc/Lages, foi oficializada na tarde desta segunda-feira, a entrega dos equipamentos para implantação do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas e Informações da Serra Catarinense (NPTI-SC). E como primeira missão será estruturada a implantação de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), para gerenciamento de resíduos sólidos em 17 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (Cisama).

 

Cav_Entrega__2_.jpg

Fotos: Oneris Lopes

Os equipamentos de última geração avaliados em R$ 160 mil constam de servidor, desktop, notebook`s, monitores, nobreak`s, projetor, HD externo e outros componentes que permitirão realizar inúmeros levantamentos de campo e compor um grande bando de dados. De acordo com o professor Valter Antônio Becegato coordenador do curso de Engenharia Ambiental, a composição de uma base de dados bem estruturada será importante para os planejamentos futuros dos municípios.

 

Cav_Entrega__4_.jpg

“A serventia final desses equipamentos é de grande valia e essa parceria com a universidade está apenas começando”, citou Becegato. Para o coordenador técnico do projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Departamento de Engenharia Ambiental, Sílvio Luís Rafaeli Neto, o que se conceberá no final será um sistema de gerenciamento informatizado capaz de armazenar uma grande gama de informações.

“O que estamos desenvolvendo é um protótipo que servirá de modelo para outras regiões, no que se refere a resíduos sólidos”, afirmou Rafaele. Ele comanda todo trabalho de análise de dados cadastrais e projetará um Sistema de Informações Geográficas que possibilite a gestão integrada destes resíduos.

Deixe um comentário