PMDB reluta em reeditar a aliança com o PSD

 

 

Ala do partido quer candidato ao

governo

 

 

Destacávamos na coluna o silêncio da executiva estadual do PMDB quanto à nota expedida pelas lideranças locais colocando de um possível desligamento das funções exercidas no governo, caso não sejam revistas as atitudes governamentais. Contudo, as últimas movimentações do partido nos mostra que se calou em nome da prudência.

Campanha do PMDB

Mas, acompanhando a movimentação do partido nesses últimos meses vemos que não é um sentimento isolado e já está na rua a campanha “Quero votar no 15”.

O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, aquele mesmo que no encontro do PMDB em Lages, lançou Luiz Henrique como candidato a presidente da República, vem liderando o movimento e protocolou na executiva estadual, requerimento para que o partido realize uma pré-convenção no final de março para definir se sai com candidato próprio ao governo. Defende a candidatura própria para a sucessão de Colombo.

 

Ideia é antecipar a decição para março

 

A ideia é antecipar a decisão para que o partido se prepare para uma eleição caso decida pelo fim da polialiança. O senador Luiz Henrique sempre foi a ponte de ligação entre os PSD (PFL/DEM) e o PMDB, mas também silenciou diante da insatisfação de seus partidários e pelo que sei não houve nenhum diálogo, desde então com o governador Colombo. Sua última declaração pública foi de apoio à Colombo.

 

 Colombo diz que se repete a situação

de 2010

 

Ano passado indaguei o governador sobre a possibilidade de rompimento da aliança e a resposta que obtive foi de que “esse tipo de situação sempre ocorre antes da definição final” e me fez lembrar de como foi tenso o período que antecedeu o fechamento da coligação.

Para ele é uma história que se repete, mas acredita que terá o mesmo fim: acaba se consolidando a aliança. Prevê que seus adversários na campanha serão dois: Paulo Bauer pelo PSDB e provavelmente Cláudio Vignatti pelo PT. Não sei quanto a probabilidade da história se repetir porque há outros elementos que se somam às atuais circunstâncias, um deles o natural desgaste de um governo.

 

PMDB aventa até a possibilidade de

LHS voltar a disputa pelo governo

A ala do PMDB que defende a candidatura própria tem recebido novos adeptos e nas opções para reforçar essa proposta junto ao partido tem ganhado força nas últimas semanas a ideia de trazer o senador Luiz Henrique de volta ao cenário de disputa pelo executivo estadual. Nesse caso, O PSD ficará com o PP, o PSDB correria sozinho e o PMDB se aliaria ao PT.

Deixe um comentário