Hoje será instalada a primeira lombada eletrônica experimental
Hoje será instalada a primeira lombada eletrônica em caráter experimental pela empresa vencedora da licitação (a Fotossensores) que ficará responsável pela instalação e administração dos mais de 100 pontos redutores de velocidade em toda a cidade.
Essa primeira lombada será instalada na Avenida D. Pedro II, exatamente no local em que ocorreu o atropelamento com morte de uma mulher que atravessava a faixa de segurança, próximo a Igreja do Navio.
Segundo o secretário de Segurança e da Ordem Pública, Cel. Paulo Dellajustina, serão instaladas outras duas lombadas experimentais em diferentes postos de maior incidência de acidentes, onde operarão em um prazo de 10 a 30 dias. Só depois disso o contrato será homologado ou não.
A partir daí, se aprovado, a empresa começa a instalação das lombadas nos outros 100 pontos.
Furões” e OCRs
No contrato ainda estão previstas os chamados “furões”, equipamento que registra os veículos que passam pelas sinaleiras quando o sinal já está fechado, e os OCRs – radares do tipo móvel – nas entradas e saídas da cidade. Com eles será possível identificar a carros furtados ou que estão pendentes do pagamento do IPVA.
Segundo Dellagustina todo esse equipamento de controle do trânsito será instalado e operacionalizado de forma progressiva, até se chegar às sinaleiras inteligentes, com sensores que identificam e alteram o tempo conforme o fluxo de veículos. Mas, o processo começa ainda esse ano com a instalação das lombadas eletrônicas inicialmente nos pontos mais críticos.
A ideia inicial é padronizar a velocidade permitida em todas as avenidas, contudo existem normas nacionais que têm de ser obedecidas, como na frente das escolas, hospitais, etc..que impedem que isso aconteça.