Nota de Esclarecimento:

Sobre o agendamento e Procedimentos na Unidade Básica de Saúde do Santa Mônica

Prezada Olivete,

Em resposta à sua matéria “Que horas precisa chegar à unidade de saúde para conseguir uma consulta?”, gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes sobre o funcionamento da Unidade Básica de Saúde do Santa Mônica.

O agendamento de consultas na nossa unidade é realizado semanalmente. Toda segunda-feira, a agenda dos médicos é aberta, e são distribuídas senhas para consultas na semana. No último mês, a unidade prestou 1.231 consultas. Para atender a comunidade do bairro Santa Mônica, contamos atualmente com dois médicos de família e quatro médicos de apoio. Além disso, a unidade abre suas portas uma hora mais cedo, às 7h da manhã, para melhor atender aos pacientes.

Sobre a questão da troca de receitas, é importante destacar que, de acordo com o Código de Conduta do Conselho Regional de Medicina (CRM), mais especificamente no artigo 37, a troca de receitas não é permitida. O paciente deve passar por uma nova consulta médica para que o profissional possa reavaliar o caso e prescrever o tratamento adequado conforme a necessidade atual do paciente.

Estamos à disposição para fornecer quaisquer outros esclarecimentos que se façam necessários.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Saúde

Não tem lógica

Mas só agora passou a ser obrigatório isso? Por que antes se trocava rápido essas receitas? Aliás, que baita burocracia, se um profissional médico pediu determinado exame qual é a lógica de se obrigar a passar por um segundo profissional ao invés de apenas se efetuar a trocar a receita? O brasileiro já tem que pagar um médico particular para conseguir uma consulta com especialista que mesmo paga as vezes pode levar meses de espera dependendo do profissional médico, dai para tentar economizar nos exames que são caros a burocracia brasileira te obriga a passar por outro profissional, pra mim é totalmente ilógico em um país que se paga uma carga tributária absurda.

Marcos

 

Realmente não tem lógica

Este método de exigir que um novo médico que, não fez exame  e nem acompanhou o problema do paciente, aprove uma receita fornecida pelo médico que o acompanhou, não tem lógica! Se este médico do SUS tiver de fazer novos exames para aprovar a receita, o sistema não tem como suportar tanta demanda. É onerar o sistema desnecessariamente. E quanto ao paciente, se estiver com problema grave vai morrer antes de conseguir aviar a receita. Pois para obter uma consulta no postinho tem de chegar às 3 da manhã e mesmo assim, é difícil conseguir.

Para que facilitar se podemos complicar?

7 comentários em “Nota de Esclarecimento:”

  1. Infelizmente a nota como sempre não explica nada….quantas fichas são distribuídas….quantas pessoas podem consultar, e que horas é preciso chegar para conseguir as fichas ….não explicaram nada infelizmente continua na mesma a comunidade atiradas traças

    Responder
  2. Mas só agora passou a ser obrigatório isso? Por que antes se trocava rápido essas receitas? Aliás, que baita burocracia, se um profissional médico pediu determinado exame qual é a lógica de se obrigar a passar por um segundo profissional ao invés de apenas se efetuar a trocar a receita? O brasileiro já tem que pagar um médico particular para conseguir uma consulta com especialista que mesmo paga as vezes pode levar meses de espera dependendo do profissional médico, dai para tentar economizar nos exames que são caros a burocracia brasileira te obriga a passar por outro profissional, pra mim é totalmente ilógico em um país que se paga uma carga tributária absurda.

    Responder
  3. Como dizia antigo secretário do lalaulizeu, faz um enrolation.
    Constante, tu foi mas deixou saudade.
    Tem gente que quer seu couro até hoje.
    Quem apanha não esquece.

    Responder
    • Você é tarado pelo Elizeu e Lula?
      Engraçado, fala deles, esquece do ladrão de jóias..
      Só tenho uma certeza, nesse final de semana, tinha carne, picanha, ovos, à preços asseciveis..
      A picanha, voltou..
      Parece que os ricos, assim como você, sentem inveja dos pobres poderem comer picanha..
      O bozó, gosta de jóias..
      O gado, capim..

      Responder
  4. Ou seja, deixou claro na nota que é “isso mesmo” é ruim e insuficiente o atendimento!

    Claro que não consegue fazer tudo com o dinheiro do município, mas com inovação e tecnologia, prontuário eletrônico integrado, priorização e triagem nas UBS…etc, poderia amenizar muito o problema

    Responder
  5. Segundo a secretária, saúde na mão, não funciona..
    Se não me engano, foi o Juliano que lançou..
    É de chorar..
    Oito anos de atraso..
    Se a idosa ganhar,vamos 4..
    Foi secretária da da saúde, nada fez .

    Responder

Deixe um comentário