SC reforça sua posição de destaque no cenário nacional de transplantes de órgãos e tecidos ao atingir um recorde histórico em 2023, com a realização de 1713 procedimentos, conforme dados divulgados pela SC Transplantes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES). Esse número supera os 1521 transplantes registrados em 2022
O Estado se mantém como referência, nacional e internacional, graças ao trabalho contínuo na capacitação de profissionais de saúde. A SC Transplantes investe em cursos periódicos, qualificando equipes desde a detecção da morte encefálica até a sensibilização dos familiares para autorização da doação, culminando no momento efetivo do transplante.
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destaca que esse crescimento contínuo das doações se deve a um trabalho consolidado realizado em Santa Catarina, que tornou a captação de órgãos uma Política de Estado. “Ao longo dos anos as ações do SC Transplantes nos fez alcançar resultados históricos. Temos um povo solidário que compreende a importância fundamental da doação e que sabe que isso é um ato de amor. Um doador pode salvar a vida de, pelo menos, dez pessoas que aguardam por transplantes de órgãos e tecidos”.
Com os resultados de 2023, a SC Transplantes atinge a marca de 22.358 mil transplantes realizados ao longo de duas décadas de história.